Tenis Em Cadeira De Rodas

Descrição e Histórico:

cadeirante_aus_lpires.jpg

O tênis em cadeira de rodas foi criado em 1976, nos Estados Unidos, por Jeff Minnenbraker e Brad Parks. Eles construíram as primeiras cadeiras adaptadas para o jogo e difundiram em seu país. Em 1977 teve o primeiro torneio pioneiro, em Griffith Park, na Califórnia. O primeiro campeonato nacional nos EUA aconteceu em 1980. Oito anos depois, foi fundada a Federação Internacional de Tênis em Cadeira de Rodas (IWTF).

Em 1988, a modalidade foi exibida nos Jogos Paraolímpicos de Seul. Em 1991, a entidade foi incorporada à Federação Internacional de Tênis (ITF), que hoje é a responsável pela administração, regras e desenvolvimento do esporte em nível global. Barcelona (1992), foi o marco para o tênis em cadeira de rodas, pois passou a valer medalhas. Desde então homens e mulheres disputam medalhas nas quadras em duplas ou individual.

O primeiro tenista brasileiro em cadeira de rodas foi José Carlos Morais, em 1985. José Carlos conheceu o esporte quando foi à Inglaterra competir pela seleção nacional de Basquete em Cadeira de Rodas. O Brasil estreou nos Jogos Paraolímpicos, em Atlanta (1996), com Morais novamente como pioneiro e Francisco Reis Junior. Na Paraolimpíadas de Atenas (2004), Mauricio Pommê e Carlos Santos, o Jordan, representaram o país.

Atualmente o tênis paraolímpico é uma das modalidades que mais crescem no mundo e o circuito mundial distribui uma premiação acima de 600 mil dólares por ano. O esporte requer muita técnica, velocidade, resistência física, reflexo, precisão e força de seus atletas. Podem disputar os atletas que possuem deficiência em uma ou em ambas as pernas, assim como aqueles que possuem deficiência nos membros superiores e inferiores (tetraplégicos).

Regras:

parapan-americano-tenis.jpg

No tênis em cadeira de rodas a bola pode quicar duas vezes, sendo que a primeira delas deve ser dentro da quadra. Fora isso, os pontos são conquistados da mesma maneira que no tênis convencional. As partidas são disputadas numa melhor de três sets, com cada set sendo disputado até seis games.
Os equipamentos dos tenistas paraolímpicos têm algumas adaptações como cadeiras mais leves e raquetes que possuem uma tira lateral para dar maior durabilidade.
No Parapan do Rio
Os brasileiros Maurício Pommê e Carlos Santos ficaram com o ouro nas duplas masculina. Carlos Santos também conquistou o bronze na chave de simples. Já as brasileiras Rejane e Samantha ficaram com a medalha de prata na chave de duplas.

Vídeo:

imagem.bmp
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License