Soluções

Salvar o planeta é agora ou agora

aquecimento_global.jpg

O Brasil pode – e deve – assumir a liderança na construção de um novo modelo de desenvolvimento, se comprometendo a:
img_cyber_2.jpg
- Zerar o desmatamento da Amazônia até 2015;
- Garantir que pelo menos 25% da eletricidade sejam gerados a partir de fontes renováveis de energia como vento, sol, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas até 2020;
- Transformar pelo menos 30% do território costeiro-marinho do Brasil em áreas protegidas até 2020.
fonte:GREEN PEACE

Saiba o que você pode fazer para ajudar a combater o aquecimento global

- Economize energia. Para iluminar a casa, prefira a luz natural. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes e apague as luzes quando não houver ninguém no ambiente.

- Desligue aparelhos domésticos quando não estiverem em uso e compre eletrodomésticos classificados como nível A em eficiência energética. Não deixe os eletrodomésticos no stand-by.

- Não deixe o carregador de celular na tomada enquanto não estiver carregando. Isso também gasta energia.

- Acumule várias peças de roupa para passar tudo de uma vez e, assim, economizar energia. Evite usar o ferro de passar quando muitos eletrodomésticos estiverem ligados, para evitar uma sobrecarga na rede elétrica.

- Instale a geladeira ou freezer em local ventilado e longe do fogão. Evite abrir a porta sem necessidade.

- Procure não utilizar o aparelho de ar condicionado. Se for usá-lo, evite o ligar na potência máxima e mantenha portas e janelas fechadas, para evitar desperdício de energia.

- Regule o chuveiro para a estação verão e evite tomar banhos muito longos. Procure também não tomar banho entre 18h e 22h.

- Evite o desperdício de água, recurso ameaçado com o aquecimento global. Feche sempre a torneira quando não estiver em uso, como na hora de escovar os dentes. Em áreas sujeitas a secas prolongadas, armazene água.

- Coloque uma garrafa pet na caixa de água do
vaso sanitário, se ela existir na sua casa. Isso diminui a quantidade de água usada na descarga.

- Regule as torneiras da sua casa. O pinga-pinga pode significar um desperdício de 46 litros em um único dia.

- Deixe o carro na garagem e utilize o transporte coletivo e a bicicleta, quando possível. Faça revisões periódicas no seu veículo para reduzir a emissão de poluentes.

- Evite comprar veículos utilitários, especialmente para rodar na cidade com uma única pessoa a bordo. Avalie o grau de eficiência do motor e dê preferência a combustíveis como o álcool e o biodiesel.

- Procure comprar móveis com o selo FSC, que é a garantia de que a madeira usada não veio de desmatamento. Pressione a prefeitura do seu município a aderir à Rede Cidade Amiga da Amazônia.

- Ao comprar um imóvel novo, cobre da construtora o uso de padrões ambientais corretos, que aproveitam a água da chuva, usam energia do sol para iluminação e aquecimento, têm climatização natural e não usam madeira de desmatamento na construção.

- Ao comprar comida, priorize alimentos que venham de perto da sua casa e, assim, não levam a uma emissão muito alta de gases-estufa no transporte. Procure saber a origem dos alimentos e o impacto ambiental envolvido na produção – evite consumir carne vermelha que tenha vindo de áreas desmatadas na Amazônia. Prefira embalagens recicláveis.

- Ajude a recuperar o verde de sua cidade. Plante árvores no seu quintal, na sua propriedade rural e até mesmo em áreas públicas.

- Apóie e participe de ações contra a destruição de nossas florestas.

- Cuide das praias, que serão afetadas pela subida dos oceanos, e lute contra contruções que estão próximas demais. Peça ao governo que crie unidades de conservação marinhas, pois o oceano ajuda a regular o clima.

- Informe-se e procure entender as causas das mudanças climáticas e suas consequências. Divulgue na sua comunidade estas informações e cobre dos governantes medidas para combater o problema e seus impactos.

- Pressione empresas e governos a substituírem as energias sujas, perigosas e ultrapassadas (combustíveis fósseis, nuclear, grandes hidrelétricas) pelas energias positivas (solar, eólica, pequenas hidrelétricas).

- Seja um ciberativista e participe das campanhas virtuais do Greenpeace.

- Seja um ativista off-line. Leve a informação para as pessoas a seu redor e pressione seus governantes para escolher alternativas limpas.

- Una-se ao Greenpeace e participe de nossas ações.

Imagem entenda
Assine a petição e exija que o presidente Lula se comprometa com o futuro dos brasileiros
Imagem entenda
Participe do Experimento e aprenda
mais sobre o aquecimento global.

Jogue o WeAtheR! Convide seus amigos para salvar o clima!

Somos uma organização sem fins lucrativos, apoiada por pessoas como você. Não aceitamos doação de empresas, dos governos ou partidos políticos. Sua contribuição é muito importante e nos ajudará a fazer cada vez mais pela proteção do meio ambiente. Faça uma doação.