Reutilização das Águas Pluviais e Residuais em Edificações
tomando-agua.jpg

Embora cerca de 3/4 da superfície da Terra seja ocupada pela água, deste total apenas 3% são de água doce, dos quais apenas 20% encontram-se imediatamente disponíveis para o homem. Além disto, a distribuição desigual da água pelas diferentes regiões do planeta faz com que haja escassez do recurso em vários países. A resolução desta problemática consiste em implantar sistemas inteligentes de consumo de água, de forma que minimize ao máximo os gastos excessivos, fazendo utilização das águas das chuvas e reuso das águas servidas. Reusar a água traz benefícios porque reduz a demanda nas águas de superfície e subterrâneas além de proteger o meio ambient
e, economizar energia, reduzir investimentos em infra-estrutura e proporcionar melhoria dos processos industriais. O uso eficiente da água representa uma efetiva economia para consumidores, empresas e a sociedade de um modo geral.
A escassez e o mau uso dos recursos hídricos fizeram com que a ONU considerasse a água o principal tema do século 21. A proteção da água potável deve ser assegurada para garantir que ela não se torne, num futuro próximo, um produto de luxo e, por isto, a Unesco propõe que a década de 2005 a 2015 seja dedicada à busca de soluções.
A utilização de águas residuais e pluviais pode ser de diversos tipos e meios, proveniente de atitudes planejadas ou não. No qual a utilização da água residual se baseia no uso de águas descartadas, menos nobres, resultante do uso de vários processos. Enquanto a utilização de águas pluviais se dá através da captação da água de chuva, por meio dos telhados e calhas, com os devidos tratamentos e armazenamento voltados ao tipo de uso. O desenvolvimento desta tecnologia de sustentabilidade e uso racional da água, seja ela residual ou pluvial, trás inúmeras vantagens, ambientais, econômicas e sociais.

Governo e Concessionárias devem unir seus esforços para desenvolver programas de informação ao público sobre os princípios da eficiência do uso da água, explicitando como a água chega ao consumidor; os custos do serviço; a importância de se conservar e como as pessoas podem participar dos programas de conservação e reutilização.