Religiões

Menu Principal

Cultura e Folclore

candomble_2.jpg

A religião é a palavra definida como a crença na existência de força ou forças sobrenaturais ou, ainda, como a manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios. A importância de estudar a religiosidade de um povo se deve ao fato de que ela possui seu papel na adoção de certos hábitos e comportamentos, que se refletem na cultura de uma sociedade. Historicamente tem exercido grandes influências sócio-culturais, inclusive em importantes decisões político-administrativas, nas sociedades de todo o mundo, independentemente das suas diferentes linhas de conduta.
O Brasil já foi um país obrigatóriamente católico durante quatro séculos, desde o descobrimento, em 1500, até o fim do império, em 1889, ou seja, juridicamente a prática de outras religiões era considerada ilegal. Muitas igrejas católicas fundadas naquele período, hoje integram o patrimônio histórico-cultural do país, como alguns exemplos alagoanos. Atualmente, apesar da preponderância do catolicismo, o Brasil apresenta uma variedade de crenças. Considerando essa diversidade, a Constituição brasileira assegura a liberdade de crença e o livre exercício de cultos religiosos no país.
Para fins de recenseamento da população, o IBGE considera: religião, seita, culto ou ramos da religião professada. Segundo dados do Censo Demográfico 2000 (tabela 61), as religiões praticadas por 88,7% dos alagoanos, são representadas pelas seguintes:

  • Católica Apostólica Romana - esta, professada por aproximadamente 80% da população do Estado, se define como a única instituição fundada por Cristo para unir o povo de Deus e visa santificar e transformar seus fiéis através do sacramento: Batismo, Confissão, Eucaristia, Confirmação ou Crisma, Matrimônio, Ordens sagradas e Unção dos Doentes.

  • Evangélica, nestas então incluídas as evangélicas de missão, as de origem pentencostal e outras. Os evangélicos, também defensores de Cristo, defendem algumas mudanças muito rigorosas no modo de vida de seus seguidores, se comparados com os católicos romanos.

Conforme mostrado na tabela 61, somente 1,04% dos alagoanos segue outras modalidades de religião. Entre elas mencionam-se Espiritismo Kardecista, Testemunhas de Jeová, Budismo, Umbanda e Candomblé.
Em Alagoas, assim como em todo o Brasil, é a variedade de crenças que compões a rica cultura religiosa do seu povo. Isso é ainda mais patente na medida em que existe uma predisposição para a assimilação de novas crenças, facilitadas pelo avanço em potencial das comunicações.

arapiraca-cadetrasl.gif

TABELA 61
CLASSES DE RELIGIÕES, SEITAS OU CULTOS.

Religião População Praticante % (porcentagem)
Católica Apostólica Romana 2.253.685 79.70
Evangélica 254.600 9.00
Espírita 9.991 0.35
Candomblé 1.043 0.04
Outras 18.284 0.65
Sem Religião 277.032 9.80
Não determinadas 3.795 0.13
Sem declaração 9.426 0.33
TOTAL 2.827.856 100.00

Fonte: (Dados da tabela) IBGE - Censo Demográfico, 2000
Elaboração: Autores do Atlas Escolar Alagoas
Texto: Atlas Escolar Alagoas- espaço geohistórico e cultural, pp. 182-184

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License