Regiões Turísticas

Menu Principal

Referências turísticas

Regiões Turísticas

436.jpg

Região da Costa dos Corais - Situada na porção norte, as características paisagísticas mais evidentes são os ambientes de praia, rios e recifes de coral. Este último apresentando-se como um destacado atrativo. Além disso, a região também é constituída por razoável estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes e pelas comunidades tradicionais localizadas, principalmente, ao longo do litoral. Devido a esse potencial, as principais modalidades praticadas têm sido o turismo ecológico, de sol e praia e os eventos náuticos. A região é formada pelos municípios de Barra de Santo Antônio Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Paripueira, Passo do Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Região Metropolitana – Consiste na mais importante região turística do Estado, por ser responsável por, aproximadamente, 83,33% da receita gerada em 2005. Esta área encontra-se localizada na porção central do litoral alagoano, sendo formada pelos municípios de Maceió, Rio Largo e Satuba. A sua infra-estrutura e os belos cenários paisagísticos, bem com a sua riquíssima diversidade cultural, expressa em seus folguedos e nas mais variadas obras arquitetônicas, faz desta região o principal portão de entrada do fluxo turístico para as demais regiões do Estado.

Região das Lagoas e Mares do Sul - Com um potencial bastante diversificado para o desenvolvimento do turismo, esta região localiza-se na porção centro-sul do litoral alagoano, e é formada pelos municípios de Barra de São miguel, Jequiá da Praia, Coqueiro Seco, Coruripe, Marechal Deodoro, Pilar, Roteiro e Santa Luzia do Norte. Como atrativos cênicos, destacam-se as exuberantes praias, lagoas, estuários e falésias, bem como um valioso acervo histórico cultural. Em termos de infra-estrutura, apesar de apresentar algumas limitações, concentrando os serviços nas principais cidades ou até mesmo não dispondo de alguns, oferece um considerado acervo de hotéis, pousadas e restaurantes.

Região da Foz do Velho Chico – A sua posição geográfica privilegiada coloca essa região em um posição destacada no cenário turístico local. Situada às margens do rio São Francisco, no extremo sudoeste do território alagoano, a área é formada pelos municípios de Feliz Deserto, Igreja Nova, Olho d'Água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, e Traipu. A sua paisagem diversificada conta com as belas praias, dunas, os ambientes pantanosos, além dos patrimônios histórico-culturais que são registros da presença dos holandeses, missionário franciscanos e portugueses. Somando a esse potencial, a foz do rio São Francisco é consagrada, nessa região, por sua espetacular beleza paisagística natural que, juntamente com as populações ribeirinhas ricas em costumes e tradições, compõem um quadro deveras exuberante e digno de ser visitado.

6134imagem.JPG

Região do Cânion do São Francisco – O envolvente cenário formado pela vegetação da caatinga e o magnífico cânion do rio São Francisco potencializam, ainda mais, a região para o desenvolvimento do turismo, em particular o ecológico, e o de aventura. Situada nas proximidades das margens do rio São Francisco, na porção oeste do estado, a área é formada pelos municípios de: Água Branca, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, e São José da Tapera. Associado a toda essa beleza cênica, a área dispõe de modernas construções, de belas cidades históricas e da saborosa culinária sertaneja. Todos estes atributos e a hospitalidade do povo sertanejo fazem, desta, uma das mais promissoras regiões turísticas do Estado.

Região do Sertão – A destacada presença da atividade agropecuária nesta região pode favorecer o desenvolvimento do turismo rural de negócio. Caracterizada por sua rica tradição sertaneja, essa parcela do território alagoano encontra-se localizada na porção centro-oeste do Estado. Ela é formada pelos municípios de Batalha, Cacimbinhas, Canapi, Carneiro, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d'Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira. Além do seu excelente desempenho no setor agropecuário, a área também possui um conjunto de paisagens naturais bastante peculiar.

Região Celeiro das Tradições – Situada na maior parte do agreste alagoano, esta região é formada pelos municípios de Anadia, Arapiraca, Belém, Boca da Mata, Campo Alegre, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maribondo, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Tanque d'Arca, Taquarana, Teotônio Vilela. O seu potencial turístico denota um diversificado acervo cultural e importantes eventos religiosos. Adicionalmente a região também oferece condições plenas para o desenvolvimento do turismo de negócios e rural, tendo em vista os recursos agropecuários disponíveis. As manifestações folclóricas e a inserção no cenário regional e nacional de importantes personalidades nos campos da política, ciência, arte, e literatura destacam-se como relevantes atributos para a consolidação da atividade turística na sua aérea.

Região dos Quilombos - Esta região, como o próprio nome sugere, está situada na área de influência do Quilombo dos Palmares, que ficou marcado por importantes eventos históricos, sendo um dos mais expressivos símbolos de resistência negra e de grande referência de luta contra a escravidão e o preconceito. Localizada na Zona da Mata, na porção centro-Norte do Estado, a sua área conta com os municípios de Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Mar Vermelho, Messias, Murici, Novo lino, Paulo Jacinto, Pindoba,, Quebrangulo, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares e Viçosa. Embora a região disponha de uma acanhada infra-estrutura, o seu potencial tem sido evidenciado por exuberantes fragmentos de mata atlântica por onde se distribuem diversos rios e belíssimas cachoeiras. Devido a isso, a região apresenta um excelente rrecurso para a prática do turismo ecológico e de aventura.

59534.jpg

Fonte: Atlas Escolar Alagoas- espaço geohistórico, pp.121-123

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License