Principais Praias

Menu Principal

Referências Turísticas

  • MACEIÓ

Pajuçara

Indicada para banho, mergulho e esportes naúticos, é a mais conhecida e frequentada da capital alagoana. Conta com piscina natural a 2 km da costa, além de bares, restaurantes e hotéis.

Ponta Verde

É continuação da Praia de Pajuçara e considerada uma das melhores praias urbanas de Maceió. possui àguas claras e calma, sendo muito procurada para esportes naúticos e mergulho. É cercada por hotéis de alto padrão, prédios com arquitetura moderna e restaurantes famosos pela qualidade e serviços.

Jatiúca

Praia de aguas mansas e verdes é disputadas por surfistas. Nos fins-de-semana, é palco de competição esportivas e campeonatos de surf. É ótima para a pesca de arrastão, arremesso e linha de vara. Conta com barracas que funcionam o dia todo. À noite, alguns quiosques oferecem música ao vivo.

Cruz das Almas

Cercada por coqueiro, fica no final do perímetro urbano de Maceió, a cerca de 6 km do centro. É uma praia calma, com mar de aguas mornas e bravas, ideal para surfe. É muito badalada nos fins-de-semana.

Da Avenida

Localiza-se praticamente no centro da cidade. Conhecida também como Avenida da Paz, oferece o mais belo pôr-do-sol de Maceió. Conta com calçadão e é cercada por vários bares, restaurantes típicos, casas noturnas, barracas, hotéis e clubes sociais e esportivos. Apesar desses atrativos, o mar, geralmente está impróprio pra banho.

Praia da Sereia

A pouco mais de 12 km do centro, é propria pra banho e oferece uma vistas imperdível da faixa litorânea da capital. Essa praia despertou para o turismo em 1960, quando foi erguida, sobre os recifes de corais, uma escultura de sereia representando Iemajá, considerada a rainha das aguas. É também conhecida como Mirante da Sereia.

Praia de Jacarecica

É ideal para a pesca e para os que buscam tranquilidade. Também conhecida como Rio de Jacarés, é uma das praias mais tradicionais da cidade e conta com paisagens ainda selvagens e casas rústicas de pescadores.

Sobral

Com praia larga de areias fina, é ideal para os amantes do futebol e vôlei de praia. O mar possui ondas fortes e é indicada para o surfe. A praia abriga campeonatos locais e nacionais da modalidade.

Pontal da Barra

No extremo sul da cidade, essa praia é selvagem e costuma serpouco frequentada pelos banhistas por causa da ondas e correntezas fortes. Ali pode-se observar o encontro das àguas da Lagoa Mundaú com o Oceano Atlântico.

Guaxuma

Possui àguas limpas e ondas fortes, e é excelente para a prática de surfe. Considerada um local alternativo de Mceió, é ponto de encontro de músicos, artistas e intelectuais.

Graça Torta

Possui larga faixa de areia avermelhada e fina, bem como aguas calmas em tons esverdeados. Conta com pousadas, restaurantes e casas de veraneiro. Nos anos de 1980, era bastante frequêntada por artistas e intelectuais, atraídos pelo misticismo e poesia que permeiam esse local.

Richo Doce

É uma praia das aguas limpas e calmas, exelentes para banho. Fica a 10 km do centro de Maceió eservio de inspiração ao escritor josé Lins do Rêgo para escrever o romance de mesmo nome, que, mais tarde, teve sua história adaptada para a televisão.

Ipioca

Possui areias claras e aguas claras. É um ótimo local apara caminhada. Fica a 18 km do centro. Foi em Ipioca, destrito de Maceió, onde nasceu o Marechal Floriano Peixoto.

  • LITORAL SUL

*Marechal Deodoro

Saco de Pedra ou Prainha

No município de Marechal Deodoro, tem 5 km em extensão, com areias claras e fofas, coqueirais e recifes. O acesso pode ser feito de barco, a partir da Lagoa Manguaba, ou a pé, pela Praia do Francês, durante a maré baixa.

Praia do Francês

Com águas que variam do azul-turquesa ao verde-escuro, essa praia agrada a todos os tipos de turistas. Do lado esquerdo, apresenta piscinas naturais e ondas leves, ótimas para a pratica de esportes náuticos, e é repleta de bares e restaurantes, que servem, principalmente, pratos a base de frutos do mar. No lado direito, a paisagem muda completamente: ambiente ainda selvagem e ondas fortes, muito procuradas por surfistas. Conta com uma barreira de recifes de 5 km de extensão, formando um piscina natural.

*BARRA DE SÃO MIGUEL

Barra de São Miguel

É a praia central do município de São Miguel, situado a 33 Km de Maceió. É considerada a mais movimentada do Litoral Sul de Alagoas. Possui águas verdes, piscinas naturais durante a maré baixa é, na maré alta, tem ondas fortes e ideais para pratica do surfe. É margeada pela Lagoa do Roteiro, Recifes de corais, piscinas natuarais e bancos de areia. Um dos principais atrativos da praia é o criadouro de ostras e mariscos.

Praia do Gunga

Considerada como uma das melhores praia do Brasil, é famosa e bastante freqüentada. Indicada para banho, apresenta águas calmas e areias claras. É ótima também para pesca e mergulho. Aqui, o acesso de carros é restrito, sendo necessária autorização da prefeitura da Barra de São Miguel

*JEQUIÁ DA PRAIA

Duas Barras

Aqui, o visitante pode, contemplar um dos mais belos espetáculos naturais; o encontro das águas de rio e o mar. É uma área de proteção ambiental e, com um pouco de sorte, pode-se observar tartarugas marinhas

Pituba

É uma praia de mar aberto e com pontais rochosos, indicada para a pesca com linha. Fica dentro de uma ser feito pela areia, a partir da Praia da Lagoa do Pau.

Dunas de Marapé

A 60 km de Maceió, o complexo turístico é considerado um dos mais belo do Brasil. Essa praia paradisíaca alia natureza quase intocada e completa infra-estrutura. Há bares, restaurantes e área para descanso. Daqui, o visitante pode contemplar o encontro do Rio Jequiá com o mar.

Jacarecica do Sul

Essa praia ainda é selvagem e apresenta cenários pouco explorados pelo homem.

Lagoa Azeda

Situada a 40km do centro da cidade, a Lagoa é cercada por falésias e coqueirais e apresenta mar e ondas fortes. É indicada para pesca

*CORURIPE

Lagoa do Pau

Praia de mar de ondas fortes, excelente para surfe. O rio Pau, ao lado da praia, é ótimo para banhos. Nos fins de semana, o local vira palco de torneios de pesca e se arremesso.

Pontal do Coruripe

É uma praia semi-urbana, com recifes e piscinas naturais. Do lado esquerdo, perto da Barra do Rio do Pau, há uma enseada que abriga jangadas e agitado.

Batel

Fica na barra do rio Coruripe e tem formato de ferradura. É pouco freqüentada por banhistas.

Barreiras

Situada em uma pequena vila de pescadores, a praia esta entre o mar aberto e o Rio Coruripe. O acesso pode ser feito por terra ou pelo rio, quando a mera está baixa.

Miai de Cima

Com 7 km de extensão, é praticamente deserta. Possui mar bravo e um vilarejo de pescadores. Por aqui, é possível alugar cavalos e fazer passeios de bugre.

Miai de baixo

Ainda selvagem, possui áreas escuras e ondas fortes. Tem coqueiros e um vilarejo com barzinhos.

Poço

De mar aberto e deserta, a praia é indicada para pesca e acessada por uma fazenda ou pela praia de Miai de Baixo.
Praticamente deserta e boa para pesca, permite aos visitantes, durante a maré baixa, ver os restos de uma embarcação naufragada no local.

Toco

Com 3,5 km de extensão, é tranqüila e cercada por coqueiros. Também é chamada de Praia de Feliz Deserto.

Flexeira

É deserta e conta com ondas fortes e areia fina e escura.

*PIAÇABUÇU

Pontal do Peba ou Praia do Peba

No extremo sul do litoral alagoano, é uma das mais belas paisagens do estado. Tem águas calmas e peixes o ano inteiro. É neste ponto que acontece o encontro das águas do Rio Francisco com o Oceano Atlântico, em meio as dunas. É uma área de proteção ambiental. No local, ocorre a desova de tartarugas marinhas. Na maré baixa, o acesso pode ser feito de carro.

Arambipe

Fica na divisa com o Estado de Sergipe e possui mar agitado, com areia escura e grossa, cercada por mangue. O acesso é feito de barco, a partir de Piaçabuçu.

  • LITORAL NORTE

*PARIPUEIRA

Fica no município de Paripueira, a cerca de 30 km de Maceió. Possui areia fofa e fina, piscinas naturais e quadras esportivas. N alta temporada, a praia fica lotada de praticantes de vôlei.

Paripueira

Para os indígenas, Paripueira significa “praias mansas”. O nome resume o, local lotados de lindas praias e piscinas naturais. A região é considerada um refugio para os peixes-boi, espécie em extinção. Para protege-la, foi criado nessa praia o Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-Boi, único na América Latina.

Sonho Verde

Também na cidade de Paripueira, a praia possui recifes de corais, ondas fracas e extensa faixa de areia dourada e fofa, além dos coqueiros bastante inclinados, garantindo ampla sombra. Aparentemente selvagem, apresenta completa infra-estrutura.

*BARRA DE SANTO ANTONIO

Ilha da Crôa

Essa ilha é a principal atração turística da cidade de Barra de Santo Antonio, na Foz do Rio Santo Antonio Grande. Quando a maré está baixa, aparecem bancos de areia que formam verdadeiros labirintos e grandes currais de pesca.

Tabuba

Essa praia fica a 38 km de Maceió. É o lugar ideal para quem busca tranqüilidade, belas paisagens e aprazíveis piscinas naturais.

Carro Quebrado

É uma das praia mais belas do litoral brasileiro, porém, tem acesso difícil. Dizem que seu nome se deve ao fato de u carro ter atolado na areia ate ser corrido pelas águas do mar, durante a subida da maré. O destaque local são as falésias coloridas e as águas esverdeadas. Durante a semana, é praticamente deserta.

Pedra do Cebola

Continuação da Praia do Carro Quebrado. É deserta e possui ondas fortes, areia fina, falésias e coqueirais.

Ponta de Gameia

Selvagem e deserta, a praia possui falésias e arrecifes. O acesso não é complicado e, durante a maré baixa, pode ser feito por caminhadas entre as pedras.

*PASSO DE CAMARAGIBE

Praia do Morro

No município de Passo de Camaragibe, essa praia é uma das mais bonitas do litoral alagoano, com águas cristalinas e morros coloridos. É point de surfistas em busca de ondas perfeitas.

Barra do Camaragibe

Nesse local, que abriga uma pacata vila de pescadores, acontece o belo encontro das águas do Rio Camaragibe e do Oceano Atlântico.

Marceneiro

Essa praia é uma das mais freqüentadas por turistas durante a alta temporada. Como costuma apresentar águas calmas e tem uma beleza exuberante.

Riacho

É cercada por coqueiros e possui areia fina e amarelada.

*SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

São Miguel dos Milagres

É rodeada por uma barreira de corais, formando piscinas naturais ótimas para banhistas. Aqui, a pedida é experimentas os pratos da culinária local, baseada nos frutos do mar.

Porto da Rua

Aos finais de semana, é bastante agitada, com bares e jangadas por toda a orla. Situada em um vilarejo pequeno e simples, a praia ainda guarda vestígios da época que os holandeses, espanhóis e portugueses brigavam para consquistar terras brasileiras.

*TATUAMUNHA

Tatuamunha

Aqui, a maré alta chega a derrubar coqueiros. A praia conserva o clima selvagem e não possui bares nem restaurantes. No local, há também o rio Tatamunha, ótimo para banho e para pesca.

Patacho

Fica em local isolado, com acesso por uma fazenda de cocos. Essa praia, de areia grossa e águas de tio]nos que variam entre o azul e o verde, é indicada quem busca sossego e tranqüilidade.

Porto de Pedra

A 100 km da capital, essa praia fica as margens do rio Manguaba, indicado para pesca. Conta com arrecifes, ondas fracas, coqueiros e farol.

*JAPARATINGA

Pontal

Essa praia tem, ondas fracas e areia fina e batida. Para acessá-la, o turista precisa pegar a balsa em Porto de Pedras ou seguir por Japaratinga

Boqueirão

Essa praia possui ondas fortes, areia fina e pedras em alguns trechos.

Barreiras do Boqueirão

Também conhecida como Praia das Bicas, essa praia tem aspecto selvagem e abriga algumas fontes de água mineral próximo a orla.

Bitigui

Possui formato de ferradura e conta com arrecifes, ondas fracas e coqueiros.

Japaratinga

Possui paisagem privilegiada, a praia fica na foz de mesmo nome. Há recifes e o mar é calmo. Nas marés baixas, foram-se bancos de areia que podem ser visitados a bordo de um barco.

Maragogi

Daqui saem os famosos e tradicionais passeios de barco para as piscinas naturais de águas cristalinas e mornas. Com ondas fracas e águas límpidas, a praia é uma ótima opção para o mergulho. Sua infra-estrutura é completa, com bares, restaurantes, e lojas de artesanato. Aos finais de semana, o movimento de turistas fica ainda mais intenso.

Burgalhau

Praia ideal para os que buscam sossego á beira-mar. Fica após o Rio dos Paus, onde existe um manguezaul.

Barra Grande

Possui águas calmas, coqueiros e recifes. Na região, há pousadas e hotéis.

Xaréu

Possui mar com águas azuis e é cercada por coqueiros.

Ponta do Mangue

Indicada para banhos, a praia é tranqüila e possui mar com ondas leves. É rodeada por casas de veraneio.

Peroba

Essa é a ultima praia do litoral norte alagoano. Ótima opção para mergulho, conta com piscinas naturais na maré baixa. Há boa infra-estrutura turística com hotéis e pousadas.

Fonte: Maceió Mapa Turístico, editora Cartoplan, Ano 2, Nº 2.