Ginástica Laboral

Saúde no Trabalho:

Página principal

O que é L.E.R/D.O.R.T?

Causa da L.E.R/D.O.R.T

Quais são os sintomas da L.E.R?

Análise das LER/DORT em Arapiraca-AL

Ginástica Laboral

Referências_LER/DORT_GINÁSTICA LABORAL

Conheça um pouco mais sobre a Ginástica Laboral

Atualmente muitas empresas de médio e grande porte, estão se adequando às leis no que diz respeito à integridade física do seu quadro funcional, através de uma equipe multidisciplinar composto pela maioria das vezes pelo Médico do Trabalho, Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Terapeuta Holístico, Educadores Físicos e Fisioterapeutas, entre outros colaboradores, diretos e indiretos, para a implantação de um Programa ergonômico visando a prevenção da saúde física e emocional dos colaboradores da empresa.

Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas conseqüências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.Estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores. A crescente preocupação das empresas com a saúde e desempenho de seus funcionários faz da GINÁSTICA LABORAL uma ótima opção terapêutica para diminuir o número de afastamentos ao trabalho.

A GINÁSTICA LABORAL é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao colaboradores uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada colaboradores em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis. A prática de GINÁSTICA LABORAL combate e previne as L.E.R./D.O.R.T. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante da GINÁSTICA LABORAL é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológica e social são beneficiadas.Prevenção e otimização de tempo.A GINÁSTICA LABORAL é responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os colaboradores e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade. Os programas de GINÁSTICA LABORAL são elaborados de acordo com as características e necessidades de cada empresa, destacando-se como fatores determinantes.

Ginástica Laboral em Arapiraca

Foi iniciado na manhã de quarta-feira (15/07/09), o Projeto de Ginástica Laboral na Secretaria Municipal de Educação. As atividades contam com a supervisão do Departamento de Esportes. Segundo o diretor do departamento, Vitor Fabiano, o estresse da vida profissional cotidiana afeta cada vez mais os trabalhadores, e alguns problemas são destacados, como, por exemplo, a ausência de posicionamento adequado do corpo, pressão administrativa, concorrência profissional, falta de tempo para praticar exercícios, dentre outros. Ele adiantou que os principais sintomas ocasionados por esses motivos são as dores musculares, falta de concentração, nervosismo, erro na produção e manipulação de aparelhos, lesões por esforços repetitivos (LER´s) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT´s). “Este projeto proporciona orientação e prescrição de exercícios laborais compensatórios e preparatórios, como pré-requisitos de combate aos males ocasionados pela duração prolongada de gestos motores, sedentarismo, baixa auto-estima, desmotivação”, explica. Ainda de acordo com Vitor Fabiano para que os funcionários da Secretaria possam desempenhar as atribuições do dia-a-dia, de forma mais prazerosa, é necessária a qualidade de vida e saúde no ambiente de trabalho.

ginastica%20laboral(1)(1).jpg

Aprenda você também a fazer Ginástica Laboral!!!