Futebol De 5

Histórico e Descrição:

1340MC0532.image_media_horizontal.jpg

O primeiro registro de competição oficial realizada no Brasil data de 1978. Durante as Olimpíadas das Apaes, em Natal, foi disputado o primeiro campeonato de futebol para cegos. A primeira Copa Brasil ocorreu em 1984, em São Paulo.
Das quatro edições da Copa América, os brasileiros venceram três (97, 2001 e 2003). Vale lembrar que a seleção argentina jamais derrotou a seleção nacional. O Brasil já sediou inclusive o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de 5, em 1998.
A modalidade exige um grau de respeito muito grande por parte da torcida, pois os jogadores se orientam pelos sons da quadra. O silêncio só pode ser quebrado no momento entre gol e o reinício da partida.

Regras e Atletas:

Podem competir atletas com diferentes graus de deficiência visual. A modalidade é praticada em quadras abertas para que não ocorram ecos. Os jogos só podem ser realizados em ginásios se os mesmos tiqverem aberturas laterais. As dimensões são as mesmas da quadra de futsal: 40 m x 20 m, podendo medir até 42 m x 22 m. Entretanto, há uma área retangular própria do goleiro, além da grande área. Se este atleta sair de seu espaço ou tocar na bola fora deste, é marcado pênalti. Esta mudança serve para reduzir o espaço dos goleiros que são os únicos que podem enxergar no time.Cada time é composto por quatro jogadores de linha e um goleiro. As partidas têm dois tempos de 25 minutos, com um intervalo de 10 minutos.
A bola é idêntica à do futsal, mas possui um guizo em seu interior, que serve para orientar os jogadores por meio do som emitido. Os atletas jogam com uma venda nos olhos e tocar a venda é falta. Há uma pessoa encarregada de dizer onde o jogador de sua equipe deve chutar. Essa pessoa, também conhecida como “chamador”, deve ficar atrás do gol adversário.
Também é colocada uma banda lateral na quadra, que deve medir entre 1,1 m e 1,3 m de altura. A função desta é deixar as partidas mais dinâmicas, pois impede que a bola saia excessivamente pelas laterais.

Vídeo:

imagem.bmp