Feira De Economia Solidária Em Alagoas

Voltar ao MENU

Alagoas promove Feira de Economia Solidária

7alagoas.jpg

A 4ª Feira Estadual de Economia Solidária e a 1ª Feira de Agricultura Familiar de Alagoas, acontece de 11 a 15 de dezembro na Praça dos Martírios, de 9h às 19h, com representações de 30 (trinta) municípios, reunindo cerca de 70 (setenta) grupos produtivos de atividades econômicas dos diversos setores, organizados em associações, cooperativas e informais.

As Feiras, na economia solidária, configuram-se como importante estratégia de comercialização, espaço das trocas solidárias, de vendas diretas com preço justo, que permitem, por um lado, viabilizar os produtos comercializados para uma projeção de rede de mercado solidário, como também, resgatar as relações personalizadas entre os produtores e os consumidores, buscando conseqüentemente, favorecer a fidelidade do consumo dos produtos e serviços de origem solidária e da produção familiar agro-ecológica.

A economia solidária é fruto da organização de trabalhadores e trabalhadoras na construção de novas relações econômicas e sociais que, de imediato, propiciam a sobrevivência e a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas em diferentes partes do mundo.

No estado de Alagoas, a exemplo, são identificados e desenvolvidos trabalhos nesta linha em diversos municípios, como: Maravilha (produtos derivados do leite de cabra); Marechal Deodoro (artesanato em filé); Piranhas e Matriz de Camaragibe (apicultura); São José da Tapera (produção da “Pimenta da Tapera”); Maragogi (produção agrícola com valor agregado); Pão de Açúcar (artesanato Boa Noite); Cajueiro (arte com bambu); Palmeira dos Índios e Maceió (culinárias regionais) entre outros.

O evento é organizado pelo Fórum Estadual de Economia Solidária (FAES), formado pelos empreendimentos solidários, entidades de assessoria técnica, de apoio e fomento, e gestores públicos, como a DRT/AL, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Unitrabalho/UFAL, Cáritas e AEC-Al.

Programação

A solenidade de abertura oficial será às 10h do dia 11 – terça-feira, com presença de autoridades do governo municipal, estadual e federal. Durante o período do evento, o público pode contar com atrações artístico-culturais, oficinas, palestras técnicas e educativas, nos períodos matutino e vespertino.

Fonte: http://www.trabalho.al.gov.br/noticias/alagoas-promove-feira-de-economia-solidaria

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License