Entrevista

Entrevista realizada no dia 20/10/09 com o Sr. Aleixo Tavares - Presidente da CIPA, na CEAL - Companhia Energética de Alagoas- de Arapiraca. Realizada por Cássia Katiele e Josefa Raquel

Cássia Katiele: Fale sobre a CIPA:

7DSC00011.JPG

Sr. Aleixo - A CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. São membros eleitos pelos funcionários para representar os trabalhadores na questão de segurança do trabalho. Alguns são eleitos e outros indicados pela empresa, como é o meu caso.
A CIPA é formada pelo presidente, vice-presidente, o primeiro e o segundo secretário e mais quatro suplentes.
A CIPA foi criada a mais ou menos um mês aqui em Arapiraca, por enquanto só eu faço parte da Comissão.

Cássia Katiele: Qual a função da CIPA?

Sr. Aleixo - Nós orientamos, fiscalizamos, fazemos inspeções para saber se o pessoal está usando os equipamentos, se a empresa está fornecendo os equipamentos de segurança.

Cássia Katiele: Na sua empresa existe algum Técnico de Segurança, Engenheiro ou Médico do Trabalho?

Sr. Aleixo - Sim. Temos Técnico de Segurança, Médico, Assistente Social e engenheiro, porém eles se encontram na empresa sede que fica em Maceió.

Josefa Raquel: Quais medidas são adotadas visando minimizar e/ou eliminar os riscos de acidentes de trabalho?

Sr. Aleixo - Fazemos reuniões mensais para discutir os problemas de segurança, são registradas em ata e, quando necessário enviamos aos responsáveis para solucionar o problema. E quando ocorre um acidente, é feita uma reunião extraordinária as causas do acidente.

Josefa Raquel: Quais os procedimentos realizados pela empresa caso haja um acidente com um funcionário no exercício do trabalho?

Sr. Aleixo - Quando ocorre um acidente dependendo da gravidade, nós somos treinados periodicamente a fazer os primeiros socorros. Quando o acidente é mais grave procuramos uma abunlância para um atendimento mais completo.
Quando ocorre um acidente é feito um documento CAT- Comunicação de Acidente do Trabalho, que é feito por um Médico do Trabalho, que avalia as condições do empregado, se o mesmo não tiver condições de continuar naquela função, a empresa faz um remanejamento para outra função, porém se mesmo assim o funcionário não conseguir se adaptar e/ou cumprir as tarefas ele será afastado do trabalho e aposentado por invalidez.

Josefa Raquel: Qual a sua opinião sobre as empresas que não investem em Segurança no Trabalho?

Sr. Aleixo - Na verdade, a empresa que não investe em segurança ela acha que está tendo lucro, quando na verdade está tendo prejuízo. Quando não há investimentos em segurança, o trabalhador vai estar menos informado, e toda vez que há um acidente quem perde é a empresa. A empresa está investindo quando fornece material, ela está se prevenindo contra acidentes, porque quando ocorre um acidente, o trabalhador se afasta, a empresa vai ter perda de de dinheiro, e vai ter que o substituir.
A empresa que não forma uma equipe de segurança ela pode ser punida pelo Ministério do Trabalho. A DRT- Delegacia Regional do Trabalho, fiscaliza as empresas para saber se elas estão seguindo as normas.

DSC00013.JPG
9DSC00015.JPG
DSC00014.JPG

Menu