Equipe: Emily Araujo Silva Nº 13
José Leandro Ferreira da Silva Nº 22
Eduardo Francisco Barbosa Nº 12
Menu
- O que é Economia Solidária?
- De onde vem essa idéia?
- Como é isso na prática?
- Como funciona isso tudo?
- Como surgiu a economia solidária?
- Como participar da economia solidária?
- Como a Administração apresenta-se na Economia Solidária?
- Feira de Economia Solidária em Alagoas
- As Cooperativas alagoanas
- Moeda Social
- Banco Solidário alagoano
- Candeeiro Aceso - Arapiraca-Al
- Fotos_Projeto ICAL - Candeeiro Aceso -Arapiraca - Al
- Finanças solidárias
- A emergência de uma economia solidária
- A economia sem dinheiro
- Fotos_Economia Solidária
- Vídeos_Economia Solidária
- Onde encontrar mais informações?
- Bibliografia_Economia Solidária
Economia Solidária: Uma economia diferente acontece!
Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista. A economia solidária se origina na Primeira Revolução Industrial, como reação dos artesãos expulsos dos mercados pelo advento da máquina a vapor. Na passagem do século XVIII ao Século XIX, surgem na Grã-Bretanha as primeiras Uniões de Ofícios (Trade Unions) e as primeiras cooperativas. Com a fundacão da cooperativa de consumo dos Pioneiros Equitativos de Rochdale (1844) o cooperativismo de consumo se consolida em grandes empreendimentos e se espalha pela Europa primeiro e depois pelos demais continentes. A economia solidária é um modo específico de organização de atividades econômicas. Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento e pela igualdade entre os seus membros. Nos primórdios do capitalismo, o modelo apresentado mostrava que o empregado era tido unicamente como propriedade do empregador, separado das forças produtivas que detinha ou utilizava. Podemos saber mais sobre este assunto, consultando o seguinte site:Economia Solidária, Wikipédia.
A economia solidária não é algo que aconteceu por decreto, nem é fruto de uma cabeça privilegiada que, em um momento inspirado, se deu conta de que, assim como estamos as coisas só irão de mal a pior. A economia Solidária é então um movimento social amplo e profundo, cujas raízes históricas se encontram nas ações lutas de organizações de trabalhadores como o cooperativismo, de movimentos populares, de grupos engajados nas universidades e nas igrejas. Um movimento vivo, dinâmico, que se fortalece e organiza cada vez mais e que começa também a contar com o apoio dos governos.
Objetivos do Website:
• Mostrar a importância da economia solidária no desenvolvimento social, político e econômico de pequenos grupos sociais ou da sociedade;
• Incentivar a sociedade a participar, ajudar e acreditar no sucesso de outra economia;
• Mostrar a importância da administração em projetos e associações que trabalham a economia solidária;
• Trazer por meio do site a realidade local e regional do processo de crescimento e desenvolvimento de uma nova economia que tem solucionado a questão do desemprego, da falta de espaço, recuperando empresas e mostrando um novo mundo onde ocorre cooperação e não competição;
• Informar como participar, onde obter mais informações, o que é,como funciona, enfim, mostrar conteúdos científicos que possam ajudar a sociedade a compreender melhor o tema abordado.