Educação Alimentar

MENU

  1. Alimentação
  2. Classificação dos Alimentos
  3. Compatibilidade
  4. Reações Alimentares
  5. Dicas
  6. Curiosidades_EA
Dicas
alimentos2.jpg

Plantas, ervas e frutas é um aspecto muito importante para uma melhor integração do homem com os alimentos que consome, em busca de um equilíbrio do corpo humano. Este equilíbrio pode ser prejudicado pelo processo de oxidação celular, gerando a formação de resíduos. As reações químicas dessa oxidação podem ser reduzidas através de uma alimentação saudável, ativando assim o código genético para a emissão de células com potencial de geração de energia orgânica e mantendo as estruturas orgânicas em equilíbrio.
Os sucos verdes atuam como nutrientes de alto teor energético que podem modificar completamente o comportamento do organismo, agindo nos músculos, nervos e dificultando a aquisição de doenças. As hortaliças, principalmente as de folhas verdes, possuem substâncias chamadas fito-bioquímicos, as quais combatem os radicais livres e alguns tipos de tumores. Já o consumo de alimentos industrializados, os quais são pobres em elementos bio-orgânicos (carboidratos e proteínas), sem a ingestão adequada de verduras, legumes e frutas, aumenta a oxidação pela ausência de elementos importantes para a eliminação de subprodutos tóxicos do metabolismo.
Estudos mostram que a ingestão de grande quantidade de hortaliças pode neutralizar a formação de radicais livres e carcinógenos. Esta quantidade pode ser de aproximadamente quatro porções de folhas verdes, legumes e frutas ou quatro copos de sucos clorofilados, à base de verduras, se a pessoa obtiver os nutrientes de fontes bio-orgânicas variadas, conseguirá aumentar os níveis de oxigenação nas células, fazendo com que o núcleo celular gere energia orgânica de alto nível biológico, proporcionando ao organismo uma performance orgânico-energética melhor. Os sucos verdes à base de fito-bioquímicos, clorofila, vitaminas e minerais bio-orgânicos promovem uma simbiose de nutrientes reestruturadores e ao mesmo tempo desintoxicadores, que fluidificam o circuito bioenergético do corpo.

A CLOROFILA

Ganha importância entre as substâncias que não têm valor nutricional, mas que exercem papel fundamental nos processos bioquímicos de desintoxicação das células. De acordo com G. W. Rapp, a clorofila possui ação antibacteriana, apresenta indícios de agir como cicatrizante e estimula o crescimento de tecido novo, reduzindo o perigo de contaminação por bactérias. Ela combate o crescimento de tumores, principalmente os pulmonares, atuando sobre as glândulas endócrinas, evitando tumores linfáticos e enriquecendo o sangue, liberando as artérias entupidas. As maiores fontes desta substância são as hortaliças de folhas verdes.

GRUPO DAS CORES

  • VERDE

Espinafre: vitaminas A e C, ferro, magnésio, potássio, sódio.
Pimentão: vitaminas A eC.
Manjericão: vitamina A.
Menta: vitamina A.
Salsa: vitamina A.

  • AMARELO

Cenoura: vitaminas A, B, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, sódio.
Mamão: fibras, vitaminas A, B.
Pêssego: fibras, niacina, ferro.
Manga: fibras, beta-caroteno, vitaminas C e E, niacina, potássio, ferro, cálcio e fósforo.

  • VERMELHO

Tomate: ácido clorogênico, cumarina, licopeno, flavonoides, B2, C, ferro, potássio, magnésio, fósforo.
Melancia: fibra solúvel, vitamina C, potássio, licopeno.
Cereja: fibra solúvel, vitamina C, licopeno.
Pimentão: vitaminas A e C.
Morango: fibra solúvel, insolúvel (sementes), vitamina C, folato, antocoanina, ácido elágico, ácido clorogênico e P- coumarie.

  • BRANCO

Batata: vitaminas A, B (B6), C e D, cálcio, cobre, ferro, potássio, magnésio, manganês, sódio.
Cogumelo: ácido glutâmico, potássio, cálcio, selênio, vitamina C e niacina.
Banana: vitamina C e B6, folato, potássio.
Couve-flor: fibras, vitamina C, folato, potássio,arroz.

  • MARROM

Aveia:fibras.
Nozes: complexo B, ubiquinol 10 (coenzima Q-10).
Arroz integral: complexo B, alguns são enriquecidos com tiamina.

  • ROXO

Uva: fibra solúvel, ferro, potássio, vitamina C, ácido elágico, quercitiina (pigmento da casca).
Ameixa:vitamina C, potássio, complexo B.
Figo: fibras, magnésio, potássio, cálcio, ferro.
Beterraba: colina, vitamina A, B6 e C, ferro, sódio, potássio.
Repolho roxo: inodol, phenetyl, isotiocinato, ácido pantotênico, B6, C, cloro, iodo, fosfato.