Educação Alimentar

MENU

  1. Alimentação
  2. Classificação dos Alimentos
  3. Compatibilidade
  4. Reações Alimentares
  5. Dicas
  6. Curiosidades
Curiosidades

Pipoca e cereais matinais podem ajudar a evitar Câncer

34223.jpg

A pipoca e outros cereais matinais contém quantidades surpreendentes de substâncias antioxidantes conhecidas como polifenóis (que tem potencial de diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas), normalmente, encontradas em frutas e legumes. O estudo foi apresentado por cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, durante a 238ª Reunião da American Chemical Society (ACS), em Washington.
Os polifenóis são a principal razão pela qual frutas e legumes, além de alimentos como chocolate vinho, café e chá, tornaram-se conhecidos por seu potencial para diminuir o risco de doenças, eles removem os radicais livres do corpo. Esse radicais livres são substâncias que tem potencial de danificar células e tecidos do corpo. Acreditava-se que esses cereais eram alimentos saudáveis e ajudavam a combater o câncer e doenças cardíacas, por causa de seu alto teor de fibra, mas, segundo os autores do estudo, ninguém havia comprovado a alta presença de polifenóis. Assim, segundo Joe Vinson (químico autor do estudo), cereais matinais: macarrão, biscoitos e salgadinhos feitos à base de grãos (como pipoca), constituem mais de 66% do consumo de grãos na dieta americana.
A quantidade de antioxidantes encontradas em cereais integrais é comparável à encontrada nas frutas e legumes, por grama. Os cereais integrais com maior quantidade de antioxidantes são feitos com trigo, milho, aveia e arroz, nesta ordem, farinhas integrais também tem alto teor, salgadinhos de grãos integrais tem ligeiramente menor quantidade do que cereais matinais e, dentre esses salgadinhos, a pipoca é a mais rica em antioxidantes.