Educação Alimentar

MENU

  1. Alimentação
  2. Classificação dos Alimentos
  3. Compatibilidade
  4. Reações Alimentares
  5. Dicas
  6. Curiosidades_EA

Compatibilidade

A má combinação dos alimentos pode provocar: mal-estar, azia, dores de cabeça, má digestão. Pois, os alimentos contêm substâncias químicas que podem reagir quando combinados entre si formando fermentações alimentares, putrefação gástrica ou intestinal e flatulência. Designa-se este transtornos de incompatibilidade alimentar. Quando não ocorre isso, ou seja, não há reação química que desencadeia os distúrbios referidos, designa-se de compatibilidade alimentar.

3.1 Produtos Compatíveis e Incompatíveis

PRODUTOS COMPATÍVEL NÃO COMPATÍVEL
Banana Fruta fresca, doce e tomate. Cereais, feculentos, legumes secos e verdes, frutas secas e oleaginosas.
Feculentos Verduras, raízes, tomate, abóbora, fruta fresca, frutas secas, frutas oleaginosas, queijo fresco, nata, manteiga, leite, azeite e ovos. Todos cereais, legumes secos e fruta ácida.
Fruta fresca doce Fruta seca, castanhas, cereais, feculentos, bananas, mel e geleias. Verduras, raízes, frutas oleaginosas, limão, abóbora, tomate e fruta ácida
Frutas oleogenosas Verduras, raízes, pão, cereais, feculentos, frutas ácidas, legumes secos, limão e tomate. Fruta seca, fresca e doce.
Frutas secas Fruta fresca doce, mel, feculentos, cereais e legumes secos Oleaginosas, frutas ácidas, verduras, raízes, leite e seus derivados e tomate
Legumes secos(favas, feijões, grão, ervilhas, lentilhas, etc.) Verduras, raízes, tomate, abóbora, fruta fresca (excepto melancia e melão), frutas secas, frutas oleaginosas, queijo fresco, nata, manteiga, leite, azeite e ovos. Cereais e feculentos.
Limão Saladas de verduras e raízes quando acompanhadas com frutas oleaginosas. Tomate, feculento, cereais, legumes e secos.
Mel Com todos os cereais, legumes secos, feculentos, sumo de fruta, abóbora e tomate. Verduras, raízes, sal, azeite, leite, queijo, manteiga, nata, abóbora, tomate, e fruta oleaginosa.
Ovos Verduras, raízes, legumes secos, feculentos, sumo de fruta, abóbora e tomate. Frutas doces e ácidas.
Pão, cereais e seus derivados Verduras, raízes, tomate,abóbora, fruta fresca, frutas secas, frutas oleaginosas, queijo fresco, nata, manteiga, leite, azeite, ovos Frutas ácidas e bananas.
Verduras e raízes Oleaginosas, pão, cereais, legumes secos, feculentos, limão, azeite, ovos e maça. Açúcares, frutas seca e frutas doce.

3.2 Classificação Básica

1. Cereais: arroz, aveia, centeio, cevada, milho, trigo, sorgo.
2. Feculentos: batata, batata-doce mandioca.
3. Frutas ácidas: abacaxi, ameixa, acerola, caju, cidra, laranja, limão, lima, marmelo, nêspera, romã, tangerina.
4. Frutas semi-ácidas: carambola, dióspiro, goiaba, maçã, maracujá, manga, morango, pera, pêssego, uva.
5. Frutas doces: banana, cana-de-açúcar, figo, mamão, tâmara.
6. Frutas oleaginosas: abacate, azeitona, avelã, amêndoa, castanhas, coco, nozes.
7. Frutas hídricas: melão, melancia.
8. Hortaliças: as folhas comestíveis- alcachofra, aipo, alface, acelgas, agrião, berinjela, cenoura, couve, repolho, salsa.
9. Legumes: os frutos, caules, raízes, tais como o tomate, o pepino, cebola, cenoura, nabo, beterrabas, batatas, espargos.
10. Leguminosas: os produtos hortícolas que podem ser ingeridos em verde ou em seco, tais como: ervilhas, favas, feijões, grão-de-bico, lentilhas, soja, tremoço.