Candeeiro Aceso Arapiraca - Al

Voltar ao MENU

Entrevista - Candeeiro Aceso - Arapiraca-Al(outubro de 2009), com Paula Rosimar Oliveira, gerente do projeto ICAL (Incubadora Cultural do Agreste Alagoano), que tem o objetivo de incentivar a economia solidária em Arapiraca e regiões vizinhas.

Entrevistadores:Eduardo Francisco Barbosa, Emily Araujo Silva e José Leandro Ferreira da Silva, alunos de Administração de empresas, UFAL -Campus Arapiraca.

Como funciona o projeto ICAL?
-Funciona como uma forma de empreendimento, relacionado a grupos artísticos e culturais, onde o mais importante de tudo é a participação de todos, como forma de incentivar e dar oportunidades a grupos de artistas desconhecidos, e que não possuem investimentos e nem espaço para mostrar suas habilidades.

Como participar dos projetos envolvendo economia solidária em Arapiraca?
A primeira etapa é ser voluntário e participar de fóruns, feiras de economia solidária, clubes de troca, com o objetivo de conhecer formas de empreendedorismo relacionado com a economia solidária em Arapiraca.
-Participar de cooperativas, associações, como forma de trabalhar as decisões coletivas, relacionadas a autogestão e práticas de habilidades democráticas.

Qual o principal objetivo da economia solidária em Arapiraca e regiões?
A economia solidária em Arapiraca trabalha em conjunto com o Ministério da Cultura e entidades não governamentais, que tem como objetivo criar uma nova forma de ver o mundo, através de práticas que vão de encontro às questões do capitalismo e da lucratividade. A economia solidária em Arapiraca tem em vista projetos que envolvam as decisões democráticas, onde a gestão pode ser compartilhada por todos os membros.

Quando acontecerá a I FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA em Arapiraca?
-Acontecerá nos dias 19,20 e 21 de novembro no Parque Ceci-Cunha, com o objetivo de mostrar novas formas de empreendimentos de outra economia que acontece.

Qual o objetivo do Candeeiro Aceso?
Difundir, valorizar e desenvolver projetos sociais e culturais que contribuam para o fortalecimento da produção de bens de cultura, do patrimônio histórico e conseqüente melhoria da qualidade de vida da população de Arapiraca e região.

Quem são os parceiros dessa Organização?
Criança Esperança, Ministério da Cultura, Oops internet e SEBRAE.

Quando surgiu o Candeeiro Aceso?
A Organização Não Governamental Candeeiro aceso Instituída oficialmente em 24 de abril de 2001, com sede na cidade de Arapiraca, tem a arte e a cultura como foco de atuação. Formada por artistas, artesãos e profissionais liberais, a Associação.

O que é o Candeeiro Aceso?
É uma ONG, onde nela trabalhamos diversos projetos e programas, e dentre eles temos alguns de incentivo a Economia Solidária, que é um tema novo em nossa ONG, mas, que já estamos realizando 2 projetos de incentivo e temos outros em mente.