Candeeiro Aceso

ínicio

S7302650.JPG

Instituída oficialmente em 24 de abril de 2001, a Associaçõa Candeeiro Aceso, uma Organização Não Governamental com sede na cidade de Arapiraca- AL, tem a arte e a cultura como foco de atuação. Candeeiro Aceso é uma associação formada por artistas, artesões e profissionais liberais e, nestes nove anos de existência tem consolidado como referencial para a valorização e a produção de bens de cultura, a partir da região do Agreste alagoano. Foi a primeira O.N.G dedicada à arte e à cultura em Alagoas e uma das primeiras no país.
A ONG surgiu a partir de um grupo de amigos que estudavam na UFAL Maceió e quando voltaram perceberam que a cidade não difundia a cultura, não tinha atividades relacionadas e cultura e diversão, então tiveram a idéia de criar um movimento e surgiu a Candeeiro Acesso. O objetivo é difundir e valorizar a arte e cultura da região, através de Leitura oficinas ,cursos. é através do rádio que a ONG Candeeiro Aceso é divulgada.Ela sempre participa das atividades relacionadas com a cultura e também produtora de mídia simples. Atende a partir de 8 anos e cerca de 400 crianças são atendidas pela ONG. Os parceiros são Unimed asa branca, Andrade distribuidora, supermercado 15.Os sócios são voluntários, além de pessoas que passaram pela instituição e realizam trabalho voluntario.
A associação é mantida através dos pontos de cultura que participa desde 2004. Esse é um recurso fixo a cada comunidade, onde quem decide como será usada a verba é a propria comunidade, além de prêmios que ajudam captar mais recursos para realização de suas atividades.
O Candeeiro Aceso em sua estrutura possui uma sala onde funciona a administração da casa, com bolsista do CNPq, tem um laboratório de informática onde qualquer pessoa pode usar o laboratório, laboratório de metareciclagem onde são dadas aulas de manutenção e instalação de sistemas pelo bolsista o CNPq gratuito a comunidade através de editais lançados pelo ministério da cultura. Tem um estúdio de multimídia, que conta com um vasto material para produção de filmagens da cultura local e uma sala com roupagens de teatro.Possuindo também artes plásticas, inclusão digital, leituras, oficinas entre outras atividades disponíveis para toda a comunidade. A ONG é constituída por 30 sócios, faxineira, tele centro, assistente da biblioteca, diretor, Professor de artes plásticas, teatro, circo, metareciclagem da casa somando mais de 40.