As Causas E Os Efeitos
capa.jpg

MENU

01.jpg

Quais as causas das mudanças climáticas?
As mudanças climaticas se deve pelo fato de emissões dos gases do efeito estufa em grande quantidade , ou seja, tudo de mais não faz bem,as florestas não conseguem absorver toda essa quantidade a mais.

O que é efeito estufa?
O efeito estufa é um fenômeno natural para manter a temperatura, mais ao lançar muitos gases na atmosfera o planeta sai do estado natural esquentando mais do o normal podendo levar a extinção de todas as formas de vida na terra.

Como são lançados os gases de efeito estufa?
São lançados através da queima de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural), os gases CFCs são grandes resposáveis pela destruição da camada de ozônio que ao entar em contato reagem destruindo essa camada os principais produtos que emitem esses gases saõ os ar condicionados e produtos em aerosol , o desmatamento (no Brasil, o desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases do efeito estufa), outro fator importante não muito citado é a criação bovinos responsáveis pela grande quantidade de metano(21 vezes mais potente que o gás carbônico quando o assunto é retenção de calor) lançado na atmosfera, detalhe existem mais bois do que seres humanos fator principal para essa conclusão.

Quais os efeitos do aquecimento global?
São várias as conseqüências do aquecimento global. Algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra). Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta em 0,8º C desde a Revolução Industrial.Com tudo isso podemos concluir que quanto mais o planeta aquecer mais catastrofes irão acontecer e mais perto ficará a extinção da vida na terra.

Como o desmatamento influencia na mudança do clima?
Ao desmatar, muitas pessoas queimam a madeira que não tem valor comercial. O gás carbônico (CO2) contido na fumaça oriunda desse incêndio sobe para a atmosfera e se acumula a outros gases aumentando o efeito estufa e acaba ocorrendo dois problemas em relação a isso:as árvores deixam de filtrar o ar que ela já filtrava e ainda joga mais gases poluentes na atmosfera ou seja um grande prejuíso ambiental. No Brasil, 75% das emissões são provenientes do desmatamento fazendo com que o país seja o quarto em emissões de gases.

**fonte://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/clima/mudancas_climaticas/MODIFICADA **