Arquitetura Sustentável

Arquitetura em harmonia com o meio ambiente.

PS2.png

Com os efeitos desastrosos do aquecimento global e com o esgotamento dos recursos naturais arquitetos e engenheiros têm um desafio ainda maior em nossos tempos. De como pensar em soluções que promovam uma construção mais limpa e que façam da edificação uma ferramenta para a redução de água e energia.
Desde os primórdios da humanidade o homem busca proteger-se das condições hostis do meio ambiente com a construção de abrigos humanos, na ausência de tecnologias sofisticadas fizeram uso lógico e inteligente dos recursos naturais disponíveis em seu meio natural de sobrevivência, encontrando soluções baseadas na sua sensibilidade humana para atingir uma situação de conforto térmico em sua edificação.
O objetivo do projeto de arquitetura sustentável é promover um ambiente construído com conforto físico, adaptado ao clima local, que minimize o consumo de energia convencional e precise da menor potência elétrica possível, fazendo uso de fontes alternativas de energia, aproveitando ao máximo a iluminação e ventilação natural e reutilizando as águas da chuva.
É de fundamental importância que o homem reflita sobre seu poder de interferência em seu ecossistema. Deve-se buscar cada vez mais uma interação entre a arquitetura e o meio ambiente, aliando as necessidades de projetos com as tecnologias disponíveis, tirando proveito de bens renováveis para melhorar a qualidade do ambiente construído. Pois, qualquer tentativa de pensar em sustentabilidade do planeta está diretamente ligada à edificação e em seu entorno.

Objetivo

Esta página tem como foco principal trazer informações a comunidade através de conceitos de arquitetura sustentável, soluções e técnicas simples, acessíveis e mesmo aquelas possíveis, mas que necessitam de um apoio das autoridades. Para a construção de edificações mais saudáveis que apresentem formas de energia alternativas, bem como fazer uso de recursos naturais disponíveis para que o ambiente construído apresente o menor consumo de potência elétrica, gerando índices menores de poluição.
Diante da problemática da má distribuição de água no município de Arapiraca e em seu entorno e, até mesmo a escassez deste recurso indispensável à vida em tantas localidades do mundo e deste país, que tem posição privilegiada em quantidade de água potável e fontes disponíveis, mas que infelizmente faz uso tão irracional e inconseqüente do mesmo. Será abordado formas de utilização de águas residuais e pluviais em residências, como também, os tipos, características, vantagens e desvantagens destes métodos, visando o uso racional da água, levando em conta os aspectos econômicos e de educação ambiental.

Manejo dos recursos hídricos

269952Osoluodocuclamandoporpaznaterra.jpg

“Há água no mundo para todas
as necessidades da humanidade,
mas não o suficiente para
satisfazer a ganância de uns poucos.”

Mahatma Gandhi (1860-1948)

Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vão para indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico. A escassez da água no mundo é agravada devido à desigualdade social e a falta de gestão e sustentabilidade dos recursos hídricos. O desenvolvimento da população e o crescimento desordenado das cidades juntamente com a ausência de um adequado planejamento urbano trás sérias conseqüências as comunidades. O Brasil detém cerca de 12% da água doce disponível no mundo. Mas, o consumo predatório vem comprometendo as fontes de recursos naturais disponíveis, afetando principlamente e quase que de forma irrecuperável os recursos hídricos que são manejados em grande parte de forma inconsciente. Com a aparente abundância deste recurso renovável existe a idéia de que os recursos hídricos apropriados para o consumo humano sejam infinitos, apesar do planeta dar seus avisos, permanecem ativos no pensamento social.

Utilização dos raios solares

O Brasil assim como outros países localizados nos trópicos tem imensas potencialidades em termos de produção de energia solar. Especialmente no nordeste que apresenta os maiores índices de incidência de luz do sol. A energia solar é farta,limpa no conceito ecológico e confiável. Em nosso País Tropical,temos em média 290 dias de sol nas cinco regiões Norte,Sul,Sudeste,Centro Oeste,e Nordeste. Sabe-se que para construir uma hidroelétrica de grandes potenciais,os investimentos são altíssimos,sem falar nas grandes proporções dos impactos ambientais deixados nos rastros dessas construções faraônicas. Por isso devemos aproveitar ao máximo as vantagens que a luz solar nos proporciona.

Telhado Verde

Na Babilônia os famosos jardins suspensos romperam séculos de história e até hoje são lembrados pelo seu esplendor. Certamente os babilônios não somente nos deixaram construções como os códigos, mas também esta obra prima da arquitetura.
Muitos séculos se passaram e essa tendência volta a se espalhar por cidades mundo a fora na atualidade.

jardins+suspensos+da+babil%C3%B4nia.jpg

Jadins Suspensos na Babilônia


Também chamado de Ecotelhado, este se caracteriza por ser um telhado vivo com plantas que podem ser desde as ornamentais até as de consumo alimentar.

Bibliografia - Arquitetura sustentável

Equipe - Arquitetura sustentável

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License