Arapiraca e a doação de orgãos.
orgao.jpg

•Menu

Início

* O que é a doação de órgãos?

* Qual é o seu medo?

* Eu tenho duvidas e você...?

* Como tornar-se um doador?

* Arapiraca e a doação de órgãos.

* Então seja um doador!

* Alunos

___

linha.jpg

__

Nossa cidade enfrenta um grande obstáculo quando o assunto é doação de órgãos.
A falta de informação, tanto dos cidadãos… Quanto dos profissionais da área de saúde.

No entanto a cidade vem se mobilizando para reverter esse quadro. Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgão e Tecidos, a cidade de Arapiraca foi sede de uma grande mobilização, promovida pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Unidade de Emergência do Agreste. O evento contou com o apoio de médicos, enfermeiros, nutricionistas, biomédicos e técnicos em enfermagem que realizaram diversas atividades como verificação de pressão arterial, medição do índice de glicemia capilar, índice de massa corporal, taxa de anemia, dentre outros. Essa mobilização foi a primeira ação do setor que foi implantado em 2005, mas se encontrava desativado.

Também este ano a Comissão Intra-hospitalar da Unidade de Emergência Daniel Houly (UE do Agreste) promoveu no auditório do Corpo de Bombeiros de Arapiraca, um treinamento sobre “Protocolo de Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador”.
Foi relatado que hospitais públicos e privados com mais de 80 leitos deveriam constituir uma comissão intra-hospitalas de doações de órgão de maneira a informar e sensibilizar as pessoas, sobre a importância da doação de órgãos e seus benefícios.
Os transplantes mais freqüentes realizados na cidade são os de ruins, geralmente financiados pelo SUS. Mas sempre há uma busca por melhorias nos tratamentos de saúde da cidade, e o objetivo e conscientizar a população de que existem muitas pessoas nas filas de espera por órgãos, e muitos doadores que são perdidos por falta de informação da família, na verdade de toda a população.

linha.jpg