Analise Do Couro Cabeludo
vermelhidão

A beleza dos cabelos começa pelo que você come
Análise
Análise do cabelo
Alisamento
fotos_química
Questionário

  1. Verificar quando o cliente lavou os cabelos pela última vez. O ideal é que a última lavagem tenha sido feita há mais de 20h.
  2. Verificar a existência de vermelhidão ou irritação no couro cabeludo.

Doenças do Couro Cabeludo.

-Dermatite Seborréia.

Não contagiosa, mas crônica. Ocorre em áreas de maior concentração de glândulas sebáceas. Caracterizada por escamação e vermelhidão. Sintomas: irritação e coceira.
Tratamento: Xampus anti-seborréicos.

-Caspa

Morte das células superficiais da epiderme devido a um processo de desidratação e queratinização. Renovação excessivamente rápida das células. A secreção sebácea e restos celulares acentuam a proliferação de germes q se alimentam do sebo e causam irritação e coceira.

-Eczema ou dermatite.

-Pitiríase versicolor coceira seguida de inchaço.

Micose contagiosa, caracterizada por escamações e manchas q vão do pescoço ao tronco.

-Pediculose.

Infestação provocada por piolhos.
-Foliculite.
Inflamação do folículo piloso (onde nasce o fio de cabelo) causada por bactérias.

FIO DE CABELO

-Comprimento.
1. CURTO: cabelo cortado até altura do nariz.
2. MÉDIO: cabelo cortado até altura do queixo.
3. LONGO: cabelo cortado na altura do ombro para baixo.

CURVATURA

Lisos, ondulados, crespos, muito crespos.

1. LISOS/ONDULADOS. O folículo está bem arrumado e reto, assim o cabelo cresce reto e liso ao sair do couro cabeludo. Os fios lisos lembram cilindros retos com um diâmetro regular e consistente ao longo do fio. O fio cilíndrico é menos propício à formação de nós e menos suscetível à danificação.
A superfície lisa dos cabelos reflete a luz e assim é brilhante s/ a ajuda de óleos ou condicionadores.
Não contém pontos fracos. Os óleos naturais provenientes do couro são facilmente distribuídos ao longo dos fios (embora em nosso país e clima é impossível que esta oleosidade chegue até às pontas), assim não há tanta necessidade de óleos e condicionadores suplementares. Lavagem freqüente é necessária p/ remover excessos de oleosidade q dão aparência suja a cabelo.

2. CABELOS ENCARACOLADOS, CRESPOS OU MUITO CRESPOS.

O folículo é curvado sob a pele, o q dá ao fio um aspecto irregular. Os fios de cabelos desses tipos lembram costelas achatadas e crescem em um diâmetro irregular, grosso em algumas partes e finos em outras. A forma achatada e elíptica torce curva ou até forma nós nos fios deixando-os quebradiços.
A superfície dos cabelos crespos nao reflete luz, assim adquire uma aparência seca e opaca.
Possuem maior desgaste da cutícula.

3. FORMAS

-Mongólicos ou mongolóides (asiáticos): Haste (fibra capilar) sem curvatura, cilíndrica
-Caucasóide (europeu): haste lisa, porém com curvatura central em forma de "S".
- Negróide (africano): haste tem curvatura extremamente acentuada.

4. TEXTURAS

-Fio fino: os produtos e processos químicos agem mais rápido neste tipo.
-Fio médio: os produtos penetram com facilidade no fio e sua sensibilidade aos processos é regular.
-Fio grosso: os produtos demoram mais para penetrar e agir.

5. POROSIDADE

É a condição em q se encontra a cutícula do cabelo que pode ser causada por processos químicos aplicados de forma incorreta ou demasiadamente, processos mecânicos (secadores, chapinhas, escovas) e ambientais (vento, sol, mar, piscina). Nota-se esse fator pelo grau de aspereza do fio.
1. Não poroso. Resistente à absorção de água e ativos de transformação. Ele seca rapidamente.
2. Poroso. Absorve água, creme e produtos químicos rapidamente.
3. Extremamente poroso. É opaco e quando seco, apresenta muito volume, sem forma, eriçado e muito quebradiço.

6. DENSIDADE.

É definida pelo número de fios existentes por cm quadrado. Os cabelos densos possuem mais fios por cm quadrado.

7. ELASTICIDADE OU RESISTENCIA DO FIO. Propriedade que o fio possui de esticar e contrair-se, definindo a força e o tempo de ação de um processo químico.

1. Boa elasticidade. Ele estica e volta ao normal.
2. Sem elasticidade. Estica mas não volta ou quebra, ou "estala" no contato com pente e escova.