Análise das LER/DORT em Arapiraca-Al

Saúde no Trabalho:

Página principal

O que é L.E.R/D.O.R.T?

Causa da L.E.R/D.O.R.T

Quais são os sintomas da L.E.R?

Análise das LER/DORT em Arapiraca-AL

Ginástica Laboral

Referências_LER/DORT_GINÁSTICA LABORAL

Pesquisa realizada em outubro de 2009

Abaixo, na tabela, pode-se observar, diante de uma pesquisa realizada com pessoas que trabalham em diferentes empresas no município de Arapiraca-Al, nos cargos de: auxiliar administrativo, secretário acadêmico, analista de tecnologia da informação, bibliotecário, monitoramento/segurança(todos esses cargos foram analisados na UFAL-Campus Arapiraca); operador de caixa, conferente de mercadorias, motorista, vendedor interno, recepcionista, digitadora e serviços gerais (análise em outras empresas),em quais regiões do corpo esses funcionários sentem mais incômodo e se tem ou tiveram algum diagnóstico de LER/DORT.

COLUNA 26%
PESCOÇO 19,2%
OMBRO 16,5%
MÃO/PUNHO 8,2%
PERNAS 5,5%
DEDOS 4%
ANTEBRAÇO 2,7%
COTOVELO 2,7%
NÃO SENTEM NENHUM TIPO DE DOR 15,2%

Com base nesses dados, das pessoas que trabalham com computador, 63,05% não praticam nenhum tipo de atividade física e 32,6% reclamaram de dores em mais de um local, na maioria das vezes, estas dores estariam relacionadas somente ao trabalho, já as pessoas que praticam algum tipo de atividade física, 36,95%, associaram suas dores (pescoço, mão/punho, coluna e ombro) também ao lazer/esporte, porém, por praticarem algum tipo de atividade física, houve um número bem menor de reclamações. Somente 15,2% das pessoas que participaram da pesquisa não reclamaram de nenhum tipo de dor, tendo a grande maioria, 84,8%, reclamado de dores.
A pesquisa que teve como base a análise das pessoas que sofrem LER/DORT indicou que apenas 2,7% das pessoas sofrem algum tipo de lesão, neste caso a lesão citada foi a tendinite. Porém isto não veta a possibilidade das outras pessoas sofrerem algum tipo de lesão ou distúrbio, já que a grande maioria, ao sentir algum tipo de dor ou incômodo, também não procura assistêncas médica.

Mas então, o que pode ser feito, além de proporcionar assintência médica, pelas empresas para que seus funcionários tenham um melhor rendimento dentro do seu setor de trabalho?

Veja uma das soluções em:Ginástica Laboral

comput2.gif

Observem na Galeria de Fotos, a postura que trabalhavam algumas das pessoas que participaram da pesquisa.

Galeria de fotos