Aapc - Associação de Apoio aos Portadores de Câncer

ínicio

S7302583.JPG

ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS PORTADORES DE CÂNCER-AAPC

A ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS PORTADORES DE CÂNCER – AAPC, entidade sem fins lucrativos, fundada na cidade de Arapiraca em abril de 2005, a ideia de criação da ONG surgiu de um garoto chamado Hugo, que era portador de câncer no estomago,a associação tem como finalidade, apoiar ações que promovam a efetivação dos direitos dos portadores de câncer, contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença, atendendo atualmente cerca de 240 pacientes.
Essa ONG, objetiva promover atenção integral aos pacientes com câncer e auxiliar no diagnostico precoce, assim facilitar o tratamento junto às instituições responsáveis, bem como realizar pesquisas cientificas na área e nas ações educativas de prevenção da doença e assistência psicológica, odontológica, e jurídica, amparo e assistência básica aos pacientes e familiares. A realidade social e financeira da grande maioria dos pacientes com câncer, em tratamento, na nossa região, é bastante critica. Muitos não tem acesso a remédios e exames complementares e, nem m esmo, aos alimentos básicos para ajudar no tratamento de quimioterapia. Enfrentando, cuidados dolorosos e sem suporte nutricional, muitos perdem as chances de sobreviverem, mesmo quando há chances de cura, falecem em decorrência da medicação ingerida sem o apoio complementar.
A AAPC não está ligada a nenhum grupo social, político ou institucional. Ela é composta de pessoas da sociedade local dispostas a contribuírem para a minimização do sofrimento desses pacientes, seus familiares, buscando sensibilização e apoio. Em abril de 2006, foi instalada uma Casa de Apoio, cedida por um empresário local. A casa localiza-se na Rua São Francisco ,70,Centro de Arapiraca. É um espaço de solidariedade e ajuda aos pacientes, são entregues feiras semanais (verduras e frutas) e mensais as famílias cadastradas, visitadas e acompanhadas. A associação mantem-se através de associados,cerca de 4.000, e empresas parceiras como: Coringa, Supermercado São Luís, Supermercado 15 de novembro, Asa Branca, entre outros. Atualmente existem dez voluntários trabalhando na realização das atividades em geral. A ONG não promove divulgação via mídias, a comunidade conhece a associação através do contato popular, direto.
Momentos de recreação e educativos são proporcionados visando a melhoria das condições de vida dos assistidos. Tudo o que já foi realizado é fruto da ajuda constante da comunidade que deposita confiança nas ações da ONG.

Imagens da AAPC