A Emergência De Uma Economia Solidária

Voltar ao MENU

Economia Solidária uma abordagem internacional: A emergência de uma economia solidária

Se a economia tradicional prova a sua força através dessas comunidades herdadas na modernidade, não devemos esquecer que a comunidade política cria uma comunidade irredutível as comunidades precedentes, pois o espaço comum dado é ausente por princípio. A comunidade política advém da ausência de referências unanimemente compartilhadas no seio de uma mesma cultura, neste sentido ela só pode ser considerada como o prolongamento de comunidades anteriores. O mundo só pode existir enquanto mundo comum mediante a instauração de um diálogo com os outros, suscetível de levar a criação de regras sobre as quais se resgate um acordo favorecendo o viver em conjunto. A comunidade política se constitui, assim, da instituição de um espaço público através do qual ela se distingue, essencialmente, das demais comunidades.

O agrupamento voluntário inspira-se na referência a um laço social que se mantêm pela implementação de uma atividade econômica. A participação nesta atividade, não podendo ser separada do laço social que a motiva, depende então do princípio do comportamento econômico que é a reciprocidade, regendo as relações entre as pessoas associadas.(Vienney, 1994,p.88).